quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tempu di tchuba!

Hoje o dia amanheceu com o céu limpo, o sol forte, e um caloooor!
Encontrei-me cedo com dois técnicos de um instituto, que curiosamente faz a gestão dos recursos hídricos de Cabo Verde. Comentei com eles que estava um calor muito intenso e que o sol estava arrasador. Responderam-me: "Tempo di tchuba!"
Estranho, pensei eu. Com um dia destes não há-de chover de certeza.
Pois bem, de imediato rumamos para a Capital do Badiu di fora, a Assomada para visitarmos duas ribeiras, Picos e Sedeguma. Iamos com o objectivo de encontrar água subterrânea...nem sabia o que viria a seguir.
No regresso, ao descermos para Orgãos, deparamo-nos com todo o vale repleto de nuvens, e nós com as mesmas condições iniciais. Antes de entrar nessa localidade, começa a chover com alguma intensidade, mas pensava eu que seria passageiro. De facto tinha razão, ao chegar à Praia, apesar de nublado, ainda não chovia.
Seriam umas duas da tarde quando começa a chover, assim de um momento para o outro caíam ziliões de gotículas de água...por metro quadrado! Bastaram 20 minutos para a Cidade da Praia ficar um caos e as suas vias transformarem-se em pistas de cannyonning!


Eis alguns exemplos:



Descida do Palmarejo - junto ao Hipercompra

Terra Branca - junto à Shell


Chã de Areia - junto ao Pavilhão Vává Duarte



Lá diz o ditado: "Tchuba ta átcha midju na tchom só p-e nasi"

6 comentários:

  1. De facto!
    Mas o "nosso" Interior está mais lindo que nunca. Ainda não tinha visto como este ano o vejo.

    ResponderEliminar
  2. puxa cabo verde esta de parabens. a terra agora ja virou mesmo Cabo Verde

    ResponderEliminar
  3. Pois é caro amigo cá estou eu a fazer um comentáriozito.Tenho seguido o teu blog e acho-o fantástico. Melhor cartão de visita para essa terra de tanto fascínio não pode haver. Há coisas que só mesmo sendo vividas se conseguem entender e tu vives essa terra como se já fizesses parte dela.
    ...e não tenho nada contra os filhos únicos. Um abração.

    ResponderEliminar
  4. pohhhh mikelson.. isso é k foi.. tinhas mt pa nadar =) haha
    sorte k agr já tens curso d mergulho e já n tens problemas =P*

    nino*

    ResponderEliminar
  5. Estive lá nesse dia! Só tive tempo de me abrigar debaixo de um guarda-sol no Sofia. Quando houve uma pequena aberta, regressei ao hotel, na Baixada, e ao passar lá em baixo, só se viam aluviões! Nunca vi tanto lixo junto.

    No domingo, estava à espera do avião para Lx (atraso de 13 horas, pequeno, como é de esperar da TACV), e tive que andar a correr de portátil na mão, pois começou a chover dentro da tenda de circo que é o aroporto, praticamente como se fosse na rua.

    ResponderEliminar