sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dakar 2010! Recta da Meta

Chegou a hora! Este rali terminou para mim!

Assim como outros ralis todo-o-terreno, tudo foi preparado e começado numa urbe, onde tudo parece organizado, asseado e limpo. Até me deram um road-book para seguir!!!

Atravessei o mar para chegar a outro continente, onde a recepção foi maravilhosa, mas rapidamente me deparei com os desertos pedregosos que pisava. Não bastando, tinham reservado para as próximas etapas os "ergs", sempre perigosos pela inconstância posicional dunar e compactação dissimulada.

Após passagem pelo deserto, recebi um bafejo de ar fresco e revigorante, dando novo alento e motivação para continuar nesta dura campanha.

Da mesma forma que o maior rali do Mundo terminava na praia, o meu também, desta feita tomando forma de substantivo próprio.

A classificação ainda não foi atribuída pois ainda se discutem falsas partidas, penalizações, conduta anti-desportiva dos intervenientes e afins.


Resta-me agora encher a bagagem de recordações, memórias e imagens, que me acompanharão para sempre.


Sei que entrei nesta prova com o logotipo de um grupo enorme, mas para mim esse grupo, o meu grupo, está representado apenas pelos seguinte membros:


Para os da minha equipa, DFEG, muito obrigado!

Para o meu co-piloto, Carlos Duarte, pela luta, companhia e dedicação, obrigado!

Pela assistência técnica, JP, a amizade, camaradagem e irmandade, muito obrigado!

Para o meu actual manager, Jorge Cruz, obrigado pelo apoio e voto de confiança!

Para os financiadores/patrocinadores/aliados, Bruno Tomé e Paulo Góis, POR TUDO!


A todos, muito obrigado!


Até qualquer dia!


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dakar 2010! Logística I

Para realizar um evento desta dimensão é obrigatório ter uma logística que consiga suprimir as necessidades dos concorrentes.

Desde a alimentação:

Passando pelo transporte de voluntários:


Enfim, uma série de processos que sem eles seria impossível que este rali se concretize.


Nhôs fazê!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dakar 2010! Morfologias III

A diversidade de paisagens encontradas neste rali é enorme!

Algures no caminho entre Mato Gégé e Porto Mosquito.


Achada Grande.

Santa Cruz


Tamareira, Ribeira de Picos
Dureza?! Acham?
"Góstu pâ luta ê bô na nhas bráçu"

Dakar 2010! Morfologias II

Estão também presente áreas com um relevo bem acidentado. Este desfiladeiro, esculpido pela escorrência das águas torrenciais, faz parte da ribeira de Engenhos. Esta garganta situa-se entre Chão de Tanque e Rincão.A base do desfiladeiro data do Ante-Miocénico médio e o topo do Pliocénico-Miocénico, cerca de 10 milhões de anos de diferença.

Ka bu pintcha-m!

Dakar 2010! Morfologias I

A edição de 2010 do Dakar prometia ser dura! Isso verificou-se pela quantidade de vezes que houve troca de veículo, tudo para que o único concorrente inscrito chegasse ao fim.

Senão vejamos:

Bem ao estilo do deserto rochoso (hamada) do norte de África.

Caminho para Águas Belas.

Agu?! Ond-l?

Dakar 2010! O inicio!

O ponto de partida de edição deste ano do Dakar foi algures entre Ribeira das Pratas e o Tarrafal. Um carro bem equipado, amigo do ambiente (consome mais água do que combustivel, poluí mas apenas por onde passa, nunca no mesmo sítio, só quando está parado, mas também qualquer litro de óleo de dois em dois dias chega, quase que não consome bateria, porque o único vidro eléctrico se hoje desce, apenas amanhã é que sobe), monomarca (chassis de uma, motor de outra, jantes de outra, pneus de outra, rádio de...afinal não tem rádio, bom mas cada coisa com a sua marca, daí "monomarca").

Enfim "aquela máquina!"
Kumpanherus!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010!

A história do Rali Dakar começou em 1978 (grande ano, devo dizê-lo).

Considerada a mais longa e dura prova de todo-o-terreno, concerteza também a mais bela, fazia a ligação entre dois continentes, Europa e África. Na altura partia de Paris, França e terminava nas praias de Dakar, Senegal.

Em 1999, iniciaram-se uma série de alterações ao seu percurso, descaracterizando um pouco o perfil da prova. A mim não me interessa se este rali está presente no continente europeu, mas com a designação que lhe atribuiram no mínimo tem que iniciar, passar ou terminar no continente africano. No ano que acabou de findar, o rali realizou-se na Argentina e no Chile, adoptando o mesmo logo de sempre, o esboço de um Touareg. Curioso!!!

Decerto devem pensar que este ano o Dakar está a ser realizado no continente sul-americano, mas é mentira! Este ano o Dakar começou no dia 3 de Janeiro, no continente africano, em Cabo Verde.


Nos próximos dias vamos actualizando a classificação, se a houver, e algumas reportagens fotográficas das etapas.

" Munta buru moku, e ba kori ..."